02/05/2018 às 14:03

O descarte de pilhas e baterias portáteis ganha forte aliado

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, e o Gerente Geral de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Teixeira se reuniram com o Presidente do Sindicom Jaboatão, Bernardo Peixoto e representantes da Fundação Banco do Brasil, Edmilson Duarte; do Instituto Intercidadania, Eduardo Lima, do Centro Marista Circuito Jovem Recife, Domingos Sávio França, para debater propostas de parcerias e acordo de cooperação técnica na área de logística reversa com o reaproveitamento de equipamentos eletroeletrônicos, através de reuso, remanufaturamento e reciclagem.

Na ocasião foi assinado o documento firmado entre a secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade - a Semas, o Sesc, o Senac, o Sindicato do Comércio de Jaboatão dos Guararapes (Sindicom), o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Recife (Sindvarejista) e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O acordo aponta que os sindicatos, o Sesc e o Senac passarão a ser pontos de recebimento de pilhas e cada um armazenará até 200 kg desses resíduos, que serão encaminhados para a Green Eletron, que se encarregará da reciclagem.

Com o documento, Pernambuco torna-se referência nacional na logística reversa e os resíduos deverão ter tratamento ambientalmente correto. O representante da Green Eletron ressalta que a importância da logística reversa se dá não somente pela proteção do meio ambiente, mas também pela recuperação destes materiais para serem reinseridos na cadeia produtiva. Sua instituição é a responsável pelas articulações que proporcionam a reciclagem.

Segundo ele, a empresa recicladora separa a capa de metal que envolve as pilhas e baterias portáteis de toda a substância contida dentro delas e recupera o resíduo e transforma-o em zinco novamente, podendo ser reutilizado na indústria para a confecção dos mesmos produtos. “Estamos implantando planos de comunicação para divulgar e conscientizar o consumidor, para que ele entenda que existe esse programa e que pode, e deve, descartar adequadamente estes resíduos. Iremos colocar metas a serem alcançadas, como número de pontos a serem criados. A ideia é unir e somar esses esforços e expandir o serviço para todo o Estado”, informa Henrique Mendes.

O termo de compromisso assinado hoje é fruto do trabalho que o Sindicom e o Sindvarejista já realizavam há cerca de 10 anos, coletando de pilhas e baterias portáteis, só faltava um novo parceiro que pudesse reciclá-las.  “Agora, com o acordo, será possível ampliar a ação para todo o Estado”, explica Bernardo Peixoto.

Fonte: Sindicom Jaboatão 

Problemas com a imagem
Problemas com a imagem
Problemas com a imagem
Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Jaboatão dos Guararapes

  • Endereço:
    Rua Santo Elias, 344, 1º andar, sala 12, prazeres
  • CEP: 54330-230
  • Processo: 529
  • Telefone(s):(81) 3481-0631
  • Email contato: sindical@sindicomjaboatao.com.br
  • Presidente:
    BERNARDO PEIXOTO DOS SANTOS OLIVEIRA SOBRINHO